RAZÕES PELAS QUAIS DEVEMOS UTILIZAR HEADSETS
Novos tempos, novas práticas. Com a necessidade dos profissionais se utilizarem de suas casas para as tarefas profissionais, o Home Office, verificamos um aumento exponencial na realização de reuniões remotas. Tais encontros geralmente são feitos através dos notebooks ou, em alguns casos, pelo smartphone, dependendo da mobilidade e formalidade requerida.
Em ambos os casos, podemos obter sempre a melhor qualidade na reunião, seja ao ouvirmos quem fala, entendendo exatamente cada palavra, ou também com uma emissão de voz, que permita a quem está do outro lado da reunião, nos ouvir com clareza.
Ainda observamos pessoas que não se preocupam com isso e sequer usam um headphone (fone de ouvido). Não é que, não usar um dispositivo como o headsets, por exemplo, esteja errado, mas precisamos analisar fatores que nos deixem confortáveis e seguros nestas reuniões. Primeiramente, temos que nos resguardar de, ao estarmos nestes encontros em Home Office, os ruídos à nossa volta não atrapalhem a atenção de quem nos ouve. Além disso, precisamos obter uma ótima escuta, ou seja, o dispositivo precisa nos assegurar inteligibilidade da fala recebida, que entendamos com facilidade.
Se nas empresas já nos deparamos com este contato bem próximo dos nossos colegas, que falam alto e conversam por vezes na mesa ao lado da nossa, imaginem em casa, num ambiente de Home Office, onde nem sempre conseguimos controlar crianças, pets, interfones tocando, carros passando próximos à nossa janela enfim, toda sorte de ruídos indesejáveis, que são simplesmente entregues ao outro lado da sua reunião, seja por vídeo ou áudio.
Usar um headsets não vai eliminar os ruídos enquanto emissão, ou seja, as pessoas continuarão a falar, as crianças a brincar e os cachorros a latir. Porém, os modernos headsets possuem tecnologias que bloqueiam a passagem destes ruídos, dos distantes até 15cm da boca, no ato da emissão da voz.
São recursos inimagináveis há alguns anos e que, hoje, são imprescindíveis para profissionais e pessoas que se comunicam remotamente, recebendo e enviando um áudio de qualidade, e com ferramentas de controle.
Os headsets possuem atendimento automático, que possibilitam ao usuário a não apertar teclas para aceitar a conexão; identificador de chamadas com o nome de quem liga é falado pela voz eletrônica; botão mute, botão de volume, conexão Bluetooth, integração com plataformas de telefonia, integração com Microsoft para Skype for Business entre outros recursos.
Existem também, três razões conceituais, que lhe ajudarão a entender a importância do uso de headsets:
Saúde e segurança
O primeiro é saúde e segurança. Muitas pessoas ainda tentam segurar o telefone entre o ombro e o lado da cabeça e, por um período de tempo, são muito mais propensas a sofrer algum tipo de lesão por esforço repetitivo ou LER, como é mais conhecido.
Ah, e se você é um usuário comum de smartphone ou celular e, especialmente, no escritório, em um celular móvel, a radiação emitida deve ser preocupante, de modo que fones de ouvido sem fio ou fones de ouvido com fio são uma ótima alternativa para fritar levemente o cérebro.
Mobilidade
Há uma tendência para que as pessoas que comecem a usar os headsets, pois começam a perceber que ficar com as mãos livres quando se está ao telefone oferece muito mais liberdade para realizar várias tarefas, por exemplo, fazer anotações, digitar informações sobre a pessoa que está ligando etc. Não é apenas benéfico ter mãos livres para fazer anotações, mas também poder se movimentar livremente e realizar gestos com as mãos pode ser um grande impulso de confiança ao se comunicar através de VoIP. Muitas pessoas usam muito os gestos com as mãos quando falam e isso é um grande sinal de entusiasmo e investimento emocional; portanto, por que limitar isso quando você está ao telefone? O uso de um headsets maximiza essa perspectiva e, muitas vezes, ajuda as pessoas a se sentirem no controle com a capacidade de se mover e fazer gestos com as mãos, o que geralmente reflete entusiasmo e confiança no telefone.
Estética / Praticidade
Por fim, é a estética, que sempre parece ter um papel também. As pessoas se preocupam com a aparência dos outros (mais do que deveriam!) E não querem que um headsets ou fone de ouvido atrapalhe isso, mesmo em um ambiente de trabalho. Portanto, uma vez que você tenha dito que precisa usar um headset, é essencial que você obtenha o tipo certo de fone de ouvido que combina com você e que você se sinta confortável em usar.
A Mundo Visual é um canal oficial da Poly (Plantronics) e oferece uma ampla linha de headsets.